17 de agosto de 2009

Sucessão: é só movimentação e nada de definição

Na disputa pelo governo de Minas em 2010, há muita movimentação na área política. Mas nada de definição, a começar pelo PT onde existem dois candidatos se digladiando: o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

O ministro Luiz Dulce, que defende a candidatura de Patrus, já declarou que a definição só será conhecida no ano que vem. Mas ele sabe que a decisão em última instância será do presidente Lula. Ninguém tem dúvida alguma.

O PMDB só tem um candidato, que é o ministro Hélio Costa. Só que o partido está dividido como sempre esteve. A briga é pelo comando do partido entre o grupo do ex-governador Newton Cardoso e do do ministro.

O ex-governador está apoiando o deputado estadual Adalclever Lopes, enquanto a facção do ministro ainda não indicou candidato.

O quadro sucessório está mais claro na área do governador Aécio Neves. Ninguém tem dúvida de que o candidato dos tucanos e dos partidos que apoiam o atual governo será o vice-governador Antônio Anastasia. Ainda assim, a decisão só será anunciada no momento próprio e de acordo com a conveniência política do governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: