24 de agosto de 2009

Lula: desgaste gradativo pela perda do poder


O maior desgaste gradativo do presidente Lula, a partir de agora, será pela perda do poder.Israel Pinheiro constumava dizer que até o garçon deixa de servir o cafezinho para o governador em fim de mandato. E se perguntar o mesmo garçon qual é o melhor governador, ele vai dizer que é o próximo.

Evidentemente, que Israel fazia essas observações sem querer fazer qualquer crítica ao garçon que servia ao seu gabinete. Mas essa é a realidade, por sinal, dura realidade, em se tratando de poder. Mas pelo menos é um alívio para o governante, que fica livre dos pucha-sacos e dos bajuladores do poder.

O presidente Lula, neste momento, está nas alturas em termos de popularidade. Mas vai sofrer desgate na medida em que o seu mandato vai se exaurindo, ou melhor, vai chegando ao fim.

Essa é uma realidade que o presidente Lula terá que conviver com ela a partir de agora. Só não vai faltar o cafezinho se o presidente Lula conseguir eleger a ministra Dilma Rousseff como sua sucessora.

Mas Serra ou Aécio, eleito presidente da República, vai faltar cafezinho para o presidente Lula no seu último dia de governo. Ninguém tem dúvida disso.

Nenhum comentário: