7 de março de 2021

Impeachment só sob pressão popular

Uma parte da oposição e a OAB continuam defendendo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Mas o afastamento de Bolsonaro só será possível sob pressão popular e o povão não está nas ruas pedindo a cabeça do presidente.

Além disso, Bolsonaro ainda tem o apoio de uma grande parcela da opinião pública e na Câmara dos Deputados onde seria aberto o processo ele tem uma base parlamentar que inviabilizaria qualquer pedido de afastamento do cargo.

A crise sanitária, sem duvida alguma, desgastou o presidente, mas ela está muito politizada. O grande erro do governo foi atrasar muito a compra da vacina para combater o virus do coronavírus.

A coordenação de todo o processo de vacinação nacional deveria ser da responsabilidade do governo federal. Mas o Supremo Tribunal Federal entendeu que aos municípios e aos estados caberia decidir sobre o isolamento social e outras coisas mais.

Com isso, o governo federal ficou impossibilitado de interferir nas ações dos governadores e dos prefeitos. Passou, então, a repassar apenas recursos para combater a crise sanitária. 

Mas é bom esclarecer também que o presidente Jair Bolsonaro não deu bons exemplos para combater o coronavírus. Não seguiu rigorosamente as orientações medicas, o que resultou na demissão de dois ministros da Saúde.

Nenhum comentário: