17 de outubro de 2012

O projeto político de Aécio Neves

O senador Aécio Neves já tem esboçado o seu projeto político. Viabilizada a sua candidatura à presidência da República em 2014, ele,  provavelmente,  vai articular a indicação do prefeito Márcio Lacerda como candidato ao governo de Minas, tendo como vice o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, do PSDB. Assumiria a prefeitura o vice Délio Malheiros.

O governador Antônio Anastasia, que não pode disputar a reeleição, concorreria ao Senado e o vice  Alberto Pinto Coelho assumiria a chefia do governo.

É claro que algumas mudanças no projeto de Aécio poderão ocorrer, principalmente na formação de uma forte aliança partidária para dar sustentação à sua candidatura. Depende também de muita articulação em nível nacional, notadamente com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que também postula a presidência da República.

Qualquer que seja o resultado da eleição em São Paulo  entre o tucano José Serra e o petista Fernando Haddad, o senador Aécio Neves terá que conversar mais com as lideranças do PSDB daquele Estado. Neste momento,as portas do partido estão abertas para ele.

No caso do governo de Minas, o PT vai também para a disputa com o ministro Fernando Pimentel ou com o ex-ministro Patrus Ananias. O PMDB joga com o nome do senador Clésio Andrade. Mas até 2014 muita coisa poderá ocorrer. O termômetro dessa disputa será a economia. Se ela estiver bem, vai ser difícil tirar a presidente Dilma Rousseff do Palácio do Planalto. A sua reeleição fica mais fácil.

 

Nenhum comentário: