17 de setembro de 2008

A briga pelo governo de Minas

Depois das eleições municipais deste ano, começa a briga pelo governo de Minas em 2010. No momento, existem três fortes candidatos: o prefeito Fernando Pimentel, que deverá ter o apoio do governador Aécio Neves, e os ministros Patrus Ananias, do PT, e Hélio Costa, do PMDB.

Um deles, provavelmente, será o futuro governador do Estado. Não existe outro nome capaz de superá-los em termos partidários e eleitorais.

Pimentel leva certa vantagem pelo fato de ter o apoio do governador. Fica mais fortalecido ainda se o vitorioso em Belo Horizonte for Márcio Lacerda como seu sucessor na prefeitura.

O seu maior problema dentro do seu partido, o PT, é com o ministro Patrus Ananias, que postula também o governo de Minas. Quem tiver o controle do partido, será o candidato. O racha, por isso mesmo, será inevitável, a exemplo do que está ocorrendo neste momento por causa da indicação de Márcio Lacerda como candidato à prefeitura de Belo Horizonte.


Pelo fato de estar filiado a um grande partido e que está bem estruturado em todo o Estado, que é o PMDB, o ministro Hélio Costa entra também na briga pelo governo do Estado. Já está em plena campanha e acredita que poderá ser beneficiado pela dissidência que deverá ocorrer no PT.

Os demais partidos não têm candidatos com densidade eleitoral em condições de competir com Fernando Pimentel, Patrus Ananias e Hélio Costa.

Nenhum comentário: