18 de setembro de 2008

Eleição municipal como laboratório para 2010

O resultado das eleições municipais deste ano servirá de base para uma melhor avaliação sobre o quadro sucessório estadual e presidencial de 2010.

Em Minas, a previsão é de que o governador Aécio Neves sai mais fortalecido com o resultado das eleições municipais no Estado, principalmente se o vitorioso em Belo Horizonte for o candidato Márcio Lacerda, da coligação PT-PSB.

Como candidato ao governo do Estado, sai também fortalecido o prefeito Fernando Pimentel, que, provalmente, terá o apoio de Aécio.

Juntos, Aécio e Pimentel, cada um apoiando o outro. O primeiro como candidato à presidência da República e o outro na disputa pelo governo de Minas.


O problema todo está na legenda. Nem Aécio nem Pimentel têm a certeza de que terão a legenda dos seus partidos para entrar na disputa eleitoral. Aecio, dentro do PSDB, enfrenta outro concorrente, que é o governador José Serra, e Pimentel tem como adversário o ministro Patrus Ananias, que postula também o governo do Estado.

Outro candidato ao governo do Estado é o ministro Hélio Costa, do PMDB. Dentro do esquemão que vai ser montado para 2010, ele pode pode até não concorrer ao governo de Minas. Disputaria à reeleição para o Senado.

Na sucessão presidencial, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, é tida como candidata do presidente Lula. Ela foi uma aliada do prefeito Fernando Pimentel na indicação de Márcio Lacerda à prefeitura de Belo Horizonte, contrariando assim o comando nacional do PT, que vetou uma aliança formal entre o PSDB e o Partido dos Trabalhadores.

No caso do PSDB, só é possível a unidade havendo um amplo entendimento entre os governadores José Serra e Aecio Neves, o que vai ser difícil porque nenhum deles abre mão de ser o cabeça de chapa na sucessão presidencial.

O perdedor na convenção dos tucanos, seja ele Aécio ou Serra, vai acabar liderando uma dissidência dentro do partido. E quem se beneficia com isso é a candidata Dilma Rousseff. Aécio, provavelmente,não teria nenhum constrangimento em apoiá-la por causa do seu estreito relacionamento com o prefeito Fernando Pimentel.

Por aí se vê como será complicado o quadro sucessório estadual e presidencial de 2010 tendo como base o resultado das eleições municipais deste ano.

Nenhum comentário: