29 de setembro de 2008

Eleição municipal como laboratório para 2010

O resultado das eleições municipais do próximo domingo, dia 5, servirá de base para uma melhor avaliação sobre a sucessão estadual e presidencial de 2010.



Uma vitória de Márcio Lacerda, da coligação PT-PSB, à prefeitura de Belo Horizonte, fortalece muito o prefeito Fernando Pimentel como postulante ao governo do Estado e o governador Aécio Neves na sucessão presidencial de 2010.



O governador José Serra sai também fortalecido como candidato à presidência da República se o vitorioso na sucessão da prefeitura de São Paulo for o atual prefeito, Gilberto Kassab, do DEM.



No caso de São Paulo, que é o maior colégio eleitoral do País, a petista Marta Suplicy está na frente nas pesquisas, mas tudo indica que a eleição será decidida no segundo turno entre, ela, Marta, e o atual prefeito Gilberto Kassab. Os dois estão empatados tecnicamente no segundo turno.



Em Minas, que é o segundo maior colégio eleitoral do País, o governador Aécio Neves tem o controle da maioria dos partidos e fica mais fortalecido com a eleição de Márcio Lacerda à prefeitura de BH.



O maior problema do governador na sua postulação de disputar a presidência da República é a legenda, já que o governador José Serra é também candidato. Se não tiver a legenda do PSDB, Aécio pode ir para outro partido, PSB ou PMDB.



A outra opção do governador de Minas seria fazer um acordo com José Serra, disputar o Senado em 2010 e cocorrer à presidência da República em 2014.



O prefeito Fernando tem problema no seu partido, o PT, já que o ministro Patrus Ananias pretende disputar também o governo do Estado. Quem tiver o controle do partido será o candidato.

Pimentel, que deve deixar a prefeitura em janeiro, está em alta no Palácio do Planalto, o que significa que ele poderá participar do ministério do presidente Lula. Fica ainda mais fortalecido.

Por aí se vê que o resultado das eleições municipais servirá de laboratório para a sucessão estadual e presidencial de 2010.

Nenhum comentário: