21 de novembro de 2008

Fim da reeleição é só no discurso

No Congresso Nacional há uma forte tendência para a manutenção da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. A mudança na Constitução com esse objetivo está apenas no discurso.

O fim da reeleição só será possível se ela for concretizada antes das eleições de 2010. Se deixar para depois é casuismo. Aliás, os prefeitos eleitos agora pela primeira vez já consideram como casuismo a mudança na Constituição para acabar com a reeleição. E eles estão certos. E estarão certos também o presidente da República e os governadores a serem eleitos em 2010 se a norma constitucional for alterada depois do pleito.

O presidente Lula, que está impedido constitucionalmente de disputar mais uma reeleição, está alheio a essa discussão. É possível até que ele seja pelo fim da reeleição para não ter problema com o seu possível retorno ao Planalto em 2014, principalmente se o seu sucessor sair dos quadros do PT.

A reeleição tem um grande incoveniente: a disputa fica muito desigual. Quem vai tentar mais um mandato sem a desincompatibilização leva grande vantagem pelo fato de ter o poder nas mãos em relaçao ao que vai para a disputa sem qualquer influência do poder público. Infelizmente, nada vai mudar.

Nenhum comentário: