9 de novembro de 2008

As opções de Aécio

Inviabilizada a sua candidatura à presidência da República pelo PSDB, quais seriam as opções do governador de Minas Aécio Neves para 2010?



O governador ainda acredita que terá a legenda de seu partido para entrar na corrida presidencial, mesmo sabendo que terá um forte concorrente, que é o governador de São Paulo, José Serra.



Aécio descarta qualquer possibilidade de chapa puro sangue. Com isso, o governador de Minas deixa bem claro que não aceita ser o vice, conforme deseja o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

É muito difícil um entendimento entre Aécio e Serra, porque nenhum deles abre mão de ser o cabeça de chapa. Com o PSDB rachado, os tucanos dificilmente chegarão ao Planalto em 2010.

Corre a informação de que, em caso de um entendimento, Aécio disputaria o Senado, com o compromisso de Serra apoiar o governador mineiro na sucessão presidencial de 2014. Mas para isso, o instituto da reeleição deixaria de existir.

Aécio tem outras opções: ingressar no PMDB ou no PSB e disputar a presidência da República em 2010. Por aí se vê como está complicada a sucessão presidencial dentro do PSDB.

Nenhum comentário: