14 de novembro de 2008

A crise vai afetar a imagem de Lula?

Até onde a crise americana poderá afetar a imagem do presidente Lula? Até agora nada colou nele em termos de desgaste. Nem mesmo o mensalão e outras coisas mais negativas que ocorrem na área do seu governo.

A sua popularidade é sustentada principalmente pelo Bolsa Família, no Nodeste. Além disso, o cenário internacional, até há bem pouco tempo, era favorável à economia brasileira. Mas esse cenário já não é o mesmo com a crise global. Mudou. Estamos caminhando para a recessão, o que pode significar quebradeira de empresas, desemprego e muita coisa mais.

O dinheiro já está curto, aumentando assim as taxas de juros cobradas pelos bancos. Já não há mais aquela euforia de financiamentos a longo prazo. O crédito já está muito restrito.

Tudo isso afeta o cidadão, o empresário e o governo. Ninguém está imune. Consequentemente, a imagem do presidente Lula poderá ser afetada, embora esse não seja o nosso desejo. Pelo contrário, o que desejamos é que o governo encontre caminhos para ficar livre dessa crise.

Nenhum comentário: