22 de novembro de 2008

Serra e Aécio evitam um confronto direto agora

Os governadores de Minas, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra, evitam agora um confronto direto entre os dois na disputa pela presidência da República em 2010.

Cada um adota uma estratégia. José Serra joga mais com a força do poder econômico de São Paulo. Ficou mais fortalecido com a reeleição do prefeito Gilberto Kassab, do DEM, que será um dos seus aliados na próxima sucessão presidencial. Aliou-se ao ex-governador Orestes Quércia que hoje detém o controle do PMDB de São Paulo.

Já o governador Aécio Neves é a figura central da política mineira. Tem o controle quase absoluto dos partidos políticos no Estado. A sua maioria na Assembléia Legislativa é esmagadora. Sofreu um arranhão no primeiro turno nas eleições em Belo Horizonte. Mas se recuperou ajudando na eleição de Márcio Lacerda à prefeitura de Belo Horizonte.

Por aí se vê que Aécio e Serra são fortes em seus respectivos Estados. Mas para chegar a presidência da República eles terão que conquistar novos aliados fora das fronteiras de Minas e de São Paulo. Uma coisa é certa: não vão agora para um confronto direto.

Nenhum comentário: