6 de novembro de 2008

O cenário de 2010 não será o de hoje

Até que ponto a crise econômica global poderá afetar o processo eleitoral brasileiro em 2010? Uma coisa é certa: o cenário de hoje não será o mesmo de 2010.

As dificuldades econômicas serão maiores. O dinheiro já está curto e a palavra de ordem é cortar despesas, o que significa também desacelarar o desenvolvimento econômico.

O presidente Lula, que, inicialmente, chegou a dizer que a crise não chegaria ao Brasil, teve que mudar o seu discurso e agora está fazendo o que pode. Já está socorrendo com crédito às montadoras de veículos. O sistema bancário passa por uma reestruturação, iniciada com fusão do Itaú e Unibanco.

O presidente executivo do Itaú e agora presidente do Itaú Unibanco (resultado da fusão do Itaú com o Unibanco, Roberto Setubal, acredita que a crise ainda vai durar de dois a três anos. Consequentemente, outras mudanças no sistema financeiro do País deverão ocorrer.

A política sempre esteve associada à economia. É natural, portanto, que a crise econômia afete o processo eleitoral em 2010. É possível até que a popularidade do presidente Lula não seja a mesma em 2010, com o agravamento da crise.

É difícil, portanto, fazer qualquer previsão sobre o futuro. Mas ninguém tem dúvida de que o cenario de 2010 será outro.

Nenhum comentário: