25 de novembro de 2008

O racha enfraquece o PT em Minas

O racha no PT mineiro enfraquece o partido na disputa pelo governo do Estado em 2010. O grupo dissidente, aquele que ficou contra a aliança Pimentel-Aécio, quer o ministro Patrus Ananias como candidato ao governo de Minas, enquanto a outra facção do PT defende o nome do prefeito Fernando Pimentel.

O racha é inevitável pela sequela herdada da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte entre os grupos do prefeito Fernando Pimentel e do ministro Patrus Ananias. A ferida ainda está muito exposta e dificilmente será cicatrizada até a data das eleiçoes.

Muita coisa deverá ocorrer dentro do partido, a começar pela renovação do comando da legenda, em nível nacional e estadual.

Já se sabe que o atual presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, não deverá continuar no comando do partido. O futuro dirigente deverá ser uma pessoa da absoluta confiança do presidente Lula.

Falou-se, inicialmente, que poderia ser o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. Mas existem outros nomes. Ricardo Berzoine ficou contra a aliança do seu partido com o PSDB na eleição para prefeito de Belo Horizonte. Portanto, um desafeto de Pimentel. A mudança no comando do partido em nível nacional pode ser importante para Pimentel.

Já a presidência do PT mineiro pode continuar com o deputado Reginaldo Lopes, embora o grupo dissidente esteja trabalhando com outros nomes. O deputado estadual Padre João é um deles.

Uma coisa é certa: o candidato do PT ao governo de Minas em 2010 terá que passar pelo crivo do partido em nível nacional e estadual. Mas se sair rachado, fica muito enfraquecido.

Nenhum comentário: