12 de novembro de 2008

O PSDB está sob o controle de Aécio ou do Serra?

Ao defender a realização de prévias para a escolha do candidato tucano à presidência da República em 2010, o governador de Minas, Aécio Neves, está convencido, na avaliação de alguns de seus interlocutores, de que tem o controle do PSDB numa possível disputa com o governador de São Paulo, José Serra, à sucessão do presidente Lula.

Essa convicção majoritária de Aécio em relação a Serra dentro do seu partido é reforçada pela sua disposição de permanecer no PSDB, descartando assim qualquer possibilidade de ingressar no PSB ou no PMDB.

Ainda ontem um parlamentar tucano, de grande expressão dentro do partido, comentava que o governador José Serra pode ter o controle da legenda em São Paulo, mas nos demais Estados o quadro muda. É mais favorável ao governador mineiro, pelos contatos que ele vem mantendo com as lideranças tucanas para fugir um pouco do centralismo político e econômico de São Paulo.

Na verdade, o que pesa muito a favor do governador José Serra é poder econômico de São Paulo, mesmo com o PSDB um pouco divivido naquele Estado. Mas não basta ganhar na convenção. O importante é ganhar a eleição, o que só será possivel com a união de Aécio e Serra. Rachado, o PSDB não chega ao Planalto em 2010.

Nenhum comentário: