9 de março de 2008

O futuro incerto do governador

É difícil fazer qualquer previsão neste momento sobre o futuro político do governador Aécio Neves, ou seja, se ele muda de partido para disputar a presidência da República em 2010 ou se permanece no PSDB concorrendo ao Senado.

O seu desejo é entrar na sucessão presidencial, mas ele não sabe se terá a legenda do PSDB para entrar na disputa. Por esta razão, Aécio pode trocar de partido, indo, preferencialmente, para o PMDB.

Mesmo no PMDB, o governador terá alguns problemas, porque é um partido de muitos caciques . Além disso, o seu relacionamento com a bancada estadual é muito frio. Entre o governador e a bancada há uma desconfiança mútua.

No caso do PSDB mineiro, o governador tem o controle absoluto do partido, mas o mesmo não se poderá dizer em nível nacional, por causa do peso político e econômico de São Paulo.

A incerteza sobre o futuro político do governador é motivo de preocupação por parte dos partidos aliados , principalmente o PSDB que, provavelmente, não terá candidato próprio à prefeitura de Belo Horizonte se vingar a aliança entre Aécio e Pimentel.

Mais preocupante ainda se em 2010 o PSDB não entrar na disputa pelo governo de Minaas, o que será possível caso Aécio apoie Pimentel à sua sucessão. Mas até lá, o governador terá se posicionado em termos partidários, permanecendo no PSDB ou ingressando em outro partido. É realmente, uma situação muito complicada para o governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: