30 de março de 2008

Governo e oposição radicalizam

O clima em Brasília é de tensão, ou melhor, de radicalização política entre o governo e a oposição. Estão batendo forte. O presidente Lula chega a dizer que "a oposição está destilando ódio" e numa referência aos democratas diz que "eles tiveram tanta vergonha que mudaram o nome do partido, de PFL para DEM".

A oposição, por sua vez, insiste na convocação da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para que ela explique na CPI dos Cartões Corporativos os gastos da presidência da República.

A irritação da oposição é por causa de um suposto dossiê que teria sido preparado pela Casa Civil sobre os gastos da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ministra Dilma Rousseff nega o dossiê, dizendo tratar-se de "um banco de dados com o número de informações 20 mil vezes maior que um dossiê".

A secretaria-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, está sendo acusada de ter preparado o dossiê. Por esta razão, na próxima semana, a oposição pretende requerer a sua convocação para que ela dê explicação à CPI. Mas a base do governo, que é maioria na comissão, deve ficar contra, a exemplo do que ocorreu com o pedido de convocação da ministra Dilma Rousseff.

A previsão é de uma temperatura muito alta no Congresso Nacional na próxima semana.

Nenhum comentário: