11 de março de 2008

Teto salarial é uma utopia

Sempre sustentamos que o teto salarial no serviço público é uma utopia. Fernando Collor se elegeu presidente da República prometendo acabar com os marajás do serviço público. Ficou só no discurso.



O presidente Lula chegou a comemorar o fim dos marajás com a promulgação da emenda que estabelecia o teto salarial e que tratava da reforma da Previdência Social. Mas, lamentavelmente, a norma constitucional não foi cumprida até hoje. A maior reação partiu do Judiciário, através de liminares concedidas a servidores que se julgaram prejudicados com o novo teto.



O que se viu até agora foi um teto sem limite, ou melhor, os que recebiam altos salários se defedendo para manter o privilégio, enquanto os de baixo salario trabalhando para chegar ao teto. Uma verdadeira balburdia salarial.



O assunto volta agora a ser discutido na Assembléia Legislativa através de uma emenda constitucional estabelecendo salários diferenciados para determinadas categorias de servidores do Executivo. O objetivo da proposta não é cortar mas aumentar o salário. Por aí se vê que teto se transformou numa verdadeira balburdia salarial no serviço público.

Nenhum comentário: