18 de março de 2008

Aécio tem o controle dos partidos

O governador Aécio Neves tem o controle quase que absoluto dos partidos políticos em Minas. O seu poder de força atinge até o PT através do prefeito Fernando Pimentel com quem trabalha para a formação de uma aliança para as eleições em Belo Horizonte.

Aécio tem também grande influência no PMDB, embora a bancada estadual procure adotar uma postura de relativa independência em relação a seu governo. Mas tem também o controle do partido.

As demais legendas como o DEM, PTB, PV, PSB,PP, PDT, entre outras, seguem a linha do Palácio da Liberdade e até fazem parte da base de sustentação política do governador na Assembléia Legislativa.

É natural, portanto, que o governador seja o dono do baralho e faça a distribuição das cartas de acordo com as suas conveniências políticas. A primeira delas é a formação de uma aliança com o prefeito Fernando Pimentel para o lançamento de um candidato à prefeitura de Belo Horizonte fora dos quadros do PSDB e do PT.

O candidato dessa aliança é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, do PSB, tendo como vice o deputado estadual Roberto Carvalho.

Vitoriosa a aliança com a eleição de Márcio Lacerda, o governador passa a trabalhar no projeto de 2010, que é a eleição de Pimentel para o governo de Minas e a sua como sucessor do presidente Lula.

Mas para chegar a 2010, o governador e o prefeito terão de enfrentar muitos obstáculos. No caso de Pimentel, o seu principal adversário hoje é o ministro Patrus Ananias, que postula também o governo de Minas. Já o governador Aécio Neves terá pela frente o governador de São Paulo, José Serra, que também é candidato à sucessão presidencial. Vai ser um jogo muito pesado. Só não pode ser um jogo sujo.

Nenhum comentário: