10 de março de 2008

"A mãe do PAC" é a candidata?

Ainda é muito cedo para se falar na sucessão presidencial de 2010. Vamos ter ainda pela frente as eleições municipais deste ano. E é o pleito municipal que irá delinear o quadro sucessório presidencial.

A eleição do futuro prefeito de Belo Horizonte, por exemplo, terá desdobramento na sucessão presidencial de 2010. Ninguém tem dúvida disso. O governador Aécio Neves, que é um dos postulantes à sucessão de Lula, trabalha intensamente por uma aliança com o prefeito petista Fernando Pimentel. O objetivo é eleger um prefeito que dê sustentação política a Aécio na sucessão presidencial e ao prefeito Pimentel ao governo de Minas.

Vitoriosa a aliança Aécio-Pimentel, o governador terá de enfrentar dentro do PSDB o governador de São Paulo, José Serra, que é também candidato à presidência da República.

Já o prefeito Fernando Pimentel na sua postulação ao governo de Minas tem como principal adversário dentro do seu partido o ministro Patrus Ananias, que também aspira o governo do Estado, com apoio do ministo Luiz Dulci.

Não podendo disputar um terceiro mandato, o presidente Lula terá um candidato à sua sucessão. Ele não diz quem seria esse candidato, mas dá sinais de que poderá ser a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. E não foi à toa que o presidente afirmou que a Dilma é a mãe do Pac. Com isso, Lula quis dizer que o PAC dá voto.

Nenhum comentário: