6 de março de 2008

Partidos fortes e sem candidatos

Incrível que partidos fortes como o PSDB e PT não entrem na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte com candidato próprio se prevalecer a aliança entre Aécio e Pimentel para o lançamento de um candidato fora dos quadros dessas duas legendas. E é provável que isso ocorra, contrariando assim as bases dos petistas e dos tucanos.

No caso do PSDB, é possível que esse partido não dispute também o governo do Estado em 2010 com candidato próprio, porque a tendência do governador Aécio Neves é apoiar o prefeito Fernando Pimentel.

Aécio e Pimentel estão bem afinados, politicamente. Cada um ajudando o outro. Pimentel como postulante ao governo de Minas e Aécio querendo ser o sucessor do presidente Lula.

Aécio e Pimentel , por outro lado, terão que remover alguns obstáculos. O governador ainda não tem a certeza de que terá a legenda do PSDB para disputar a presidência da República. E ele perde espaço dentro do partido quando afirma categoricamente que não será um "candidato anti-Lula".

O seu possível ingresso no PMDB cria para ele um clima de incerteza dentro do PSDB, principalmente em nível nacional.

Já o prefeito Fernando Pimentel tem como seu principal problema o ministro Patrus Ananias, que postula também o governo de Minas. A postulação de Patrus vai depender muito do desfecho da sucessão do prefeito Fernando Pimentel. Neste momento, o que se nota é o prefeito tendo o domínio do partido na formação de uma aliança com o governador Aécio Neves. Mas em política, é difícil fazer qualquer previsão, principalmente a longo prazo.

Nenhum comentário: