25 de março de 2008

Intervenção branca no PT de Minas

A direção nacional do PT não vetou a possível aliança entre o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel para o lançamento de um candidato à prefeitura de Belo Horizonte fora dos quadros do Partido dos Trabalhadores e do PSDB.

Mas criou alguns embaraços para a sua formalização. Um deles é que essa projetada aliança seja aprovada pela direção nacional do PT, o que significa uma intervenção branca na direção estadual e municipal do partido em Minas.

Outra imposição se refere à sucessão presidencial . A aliança, se concretizada, não terá qualquer relação com a disputa presidencial de 2010.O receio da cúpula nacional do PT é que Aécio e Pimentel caminhem juntos em 2010.

No próximo dia 31, a executiva nacional do PT ouvirá os dirigentes do partido em Minas, o prefeito Fernando Pimentel, os ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci e a deputada Maria do Carmo.

Por aí se vê que a briga entre o prefeito Fernando Pimentel e o grupo liderado pelos ministros Patrus Ananias e Dulci vai continuar. Mas a aliança, tudo indica, deverá ser concreticada. Seria uma aliança informal entre o PT e o PSDB, mesmo porque o candidato de Aécio e Pimentel, Márcio Lacerda, é do PSB.

Nenhum comentário: