6 de outubro de 2008

Eleição municipal mudou o cenário para 2010

O resultado das eleições municipais mudou o cenário para 2010. Ao jogar o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para o segundo turno, o governador José Serra se fortalece como postulante na próxima sucessão presidencial.

Já o governador Aécio Neves sai um pouco enfraquecido porque contava como certa a vitória de Márcio Lacerda no primeiro turno à prefeitura de Belo Horizonte. Mas a eleição ainda não está perdida e o candidato da coligação PSB-PT tem condições de mudar a estratégia de campanha para faturar mais voto.

Segundo turno é nova eleição e tudo é zerado. Márcio Lacerda e Leonardo Quintão vão ter que se empenhar mais. Lacerda, no primeiro turno, ficou muito preso, mais por culpa de sua assessoria. Já o Leonardo ficou mais solto e por isso mesmo se comunicou melhor.

O prefeito Fernando Pimentel, a exemplo do governador, sai também um pouco enfraquecido como postulante ao governo do Estado em 2010. Mas pode se recuperar se o Márcio Lacerda for o vitorioso no segundo turno.

Quem se fortaleceu como candidato à sucessão de Aécio foi o ministro Hélio Costa, das Comunicações. Desde o inicio, ele se manifestou integral apoio ao candidato peeemedebista Leonardo Quintão.

O ministro Patrus Ananias, que discordou da aliança Aécio-Pimentel, se sente um pouco aliviado com o resultado da eleição de domingo em Belo Horizonte. O seu grupo apoiou a candidata Jô Moraes e é bem provável que no segundo turno fique com Leonardo Quintão.

O fato é que a eleição municipal mudou efetivamente o cenário político-eleitoral para 2010. É só esperar.

Nenhum comentário: