29 de outubro de 2008

Unidade do PT depende de Lula

O prefeito Fernando Pimentel já deu sinais de que não deseja radicalizar com o ministro Patrus Ananias. O seu desejo é trazer Patrus para o seu convíivio pessoal e partidário. É possível que isso ocorra mais para frente, mas, provavelmente, vai esbarrar na disputa pelo governo de Minas em 2010, já que os dois postulam o cargo dentro do PT.

A unidade do PT de Minas, na opinião de alguns analistas políticos, só vai ser possível através de uma intervenção direta do presidente Lula. Essa unidade , inicialmente, passa pela reestruturação do partido, em nivel nacional e estadual.

Já se sabe que o atual presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, será substituido no ano que vem por um elemento ligado ao presidente Lula, que pode ser o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.

Em Minas, as facções de Pimentel e de Patrus vão brigar pelo comando do partido. Em Belo Horizonte, Pimentel provou que tem o controle do partido conforme ficou constatado por ocasião da convenção que indicou Márcio Lacerda como candidato à prefeitura de BH.

Mas em todo o Estado, é dificil fazer qualquer previsão. Há quem diga que Patrus é mais forte e conta com o apoio de prefeitos de duas cidades importantes: Maria do Carmo Lara, em Betim, e Marília Campos, em Contagem (reeleição).

Os dissidentes do PT, ou seja, aqueles que ficaram contra o candidato Márcio Lacerda, já se movimentam para que o candidato do partido ao governo de Minas seja o ministro Patrus Ananias.

Ai é que entra a participação do presidente Lula, que pode sugerir o nome de Patrus para vice na chapa de Dilma Roussef,ou até mesmo como cabeça de chapa, abrindo assim as portas para que o prefeito Fernando Pimentel seja o candidato ao governo de Minas,além de promover a unidade da legenda no Estado.

Em política e até mesmo no setor privado, é muito comum promover pessoas para remover obstáculos.

Mas tudo isso está na base das especulações. Nada de oficial.

Nenhum comentário: