4 de julho de 2008

Aécio não criou liderança

Aécio Neves vai cumprir o seu segundo mandato como governador de Minas sem ter criado uma liderança dentro do seu partido, o PSDB, para concorrer à sua sucessão em 2010. É possível que seja até por conveniência politica. Uma nova liderança poderia criar obstáculos ao seu projeto na próxima sucessão presidencial.

Não preparou também, dentro do seu partido, uma nova liderança para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Preferiu buscar um nome fora dos quadros do PSDB ao indicar como candidato o empresário Márcio Lacerda, do PSB.

No caso da sua sucessão em 2010, a estratégia do governador é uma aliança com o prefeito Fernando Pimentel. O primeiro concorrendo a presidência da República e Pimentel disputando o governo de Minas. Essa aliança caiu na informalidade agora com o veto da direção nacional do PT.

É quase certo que esse veto vai prevalecer em 2010, o que poderá atrapalhar o projeto político dos dois. Aécio não tem a certeza de que terá a legenda do PSDB para entrar na disputa presidencial, enquanto Pimentel tem como problema o ministro Patrus Ananias, que é também um postulante ao governo de Minas. É difícil, portanto, fazer qualquer previsão sobre o que poderá ocorrer em 2010.

Nenhum comentário: