2 de julho de 2008

Quadro partidário deteriorado

O resultado das convenções está mostrando a deterioração do sistema partidário brasileiro. Os partidos políticos, de um modo geral, decidem por influência dos governantes e da cúpula partidária. As bases nem sempre são ouvidas. Prevalece sempre a vontade do mais forte, daquele que tem a chave do cofre para liberar recursos e daquele que tem a caneta para fazer nomeações.

No caso da sucessão em Belo Horizonte, prevaleceu a vontade do governador Aécio Neves, que tem o controle quase que absoluto dos partidos políticos. Foi de sua iniciativa a indicação do empresário Márcio Lacerda, do PSB, para disputar a prefeitura de Belo Horiozonte, em parceria com o prefeito Fernando Pimentel.

Poderão alegar que Áecio decidiu em nome do PSDB. E decidiu mesmo. É possível que tenha consultado alguns líderes desse partido. Mas o que prevaleceu foi a sua vontade. Com isso, um partido da expressão do PSDB deixou de indicar candidato próprio numa cidade importante como Belo Horizonte.

O prefeito Fernando Pimentel seguiu o exemplo de Aecio e abraçou também a candidatura de Márcio Lacerda. O seu problema foi ter pela frente os ministros Patrus Ananias e Luis Dulci, que desde o inicio se insurgiram contra uma possível aliança PSDB-PT. O resultado foi o veto da direção nacional do PT a essa aliança com os tucanos. Mas no plano regional, prevaleceu também a vontade do prefeito Fernando Pimentel.

Nenhum comentário: