15 de julho de 2008

Infiéis do PT poderão ser enquadrados

Petistas que optaram pela candidatura da deputada federal Jô Moraes à prefeitura de Belo Horizonte poderão ser enquadrados por infidelidade partidária. já que o candidato do partido é o empresário Márcio Lacerda, do PSB, que está coligado formalmente com o PT.

É um caso típico de infidelidade partidaria. Mas o enquadramento dos dissidentes por desobediência partidária vai depender do resultado das eleições. Se Márcio Lacerda for o vitorioso nas eleições, será só festa para os petistas que estão apoiando o candidato oficial. Não haverá, portanto, punição para os infiéis.

Um pedido de punição para os dissidentes só ocorreria se o estrago da rebeldia for muito grande, a ponto de derrotar o candidato do partido. Mas vai depender também da direção nacional do partido, que já deu demonstrações de simpatia pelos dissidentes ao vetar a aliança da legenda com o PSDB.

O prefeito Fernando Pimentel, que é uma das principais lideranças do PT em Minas e que apoia o candidato Márcio Lacerda, tem adotado uma postura de muito equilíbrio na condução do processo de sua sucessão. Mas ninguém tem dúvida de que na hora certa ele vai cobrar da direção nacional do PT a aplicação do estatuto do partido no caso dos infiéis.

Nenhum comentário: