23 de julho de 2008

Polícia Federal seria outro poder

A Associação dos Delegados da Polícia Federal reivindica mais poder para a instituição, ou seja, autonomia administrativa e financeira, além de poder indicar o diretor geral. Em outras palavras: os delegados querem a desvinculação da Polícia Federal do Ministério da Justiça, o que significa na opinição de alguns analistas políticos, a transformação da instituição num novo Poder.



A reivindicação dos delegados, por outro lado, depende de uma reforma constitucional, o que dificilmente ocorrerá neste momento, tendo em vista que o Congresso Nacioanl está esvaziado por causa das eleições municipais.



Mas não é só isso. Há resistências dentro do Legislativo em relação a qualquer mudança que tenha por objetivo ampliar os poderes não só da Polícia Federal como também do Ministério Público.



Infelizmente, esse assunto sobre mudanças só entra em discussão nos momentos de crise, como ocorre atualmente com a Polícia Federal em decorrência, principalmente do afastamento do delegado Protógenes Queiroz, que presidiu o inquerito relativo à operação Satiagraha, envolvendo em crimes financeiros, o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas.


Todo processo de mudança deve ocorrer em clima de absoluta normalidade e não de crise.

Nenhum comentário: