22 de julho de 2008

Nelson Jobim na Justiça?

Em alguns setores do governo, fala-se num possível remanejamento do ministro Nelson Jobim, da Defesa, para o Ministério da Justiça. O objetivo é controlar a Polícia Federal em todas as suas ações, a fim de evitar excessos que estariam sendo praticados por alguns agentes dessa instituição. Dentro da estrutura do governo, a PF está subordinada ao Ministério da Justiça



O atual ministro Tarso Genro tem feito o possível para evitar o racha na PF. O problema se agravou com o afastamento do delegado Protógenes Queiroz do inquerito referente à Operação Satiagraha que apura crimes financeiros envolvendo o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Jaji Nahas.

Pela sua formação jurídica e como político, Nelson Jobim seria a pessoa indicada para o Ministério da Justiça neste momento de crise em que se encontra a Polícia Federal. Foi parlamentar e ministro da Justiça no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, além de presidente do Supremo Tribunal Federal.

Na crise da aviação brasileira, ele foi convocado para substituir Waldir Pires no Ministério da Defesa e vem conduzindo esse ministério com equilíbrio e competência. Mas o seu deslobamento agora para o Ministério da Justiça vai depender do presidente Lula.

Nenhum comentário: