19 de julho de 2008

O futuro de Aécio

Há sempre uma indagação sobre o futuro político do governador Aécio Neves após deixar o governo de Minas. A sua primeira opção é concorrer mesmo à presidência da República em 2010. E já está trabalhando com esse objetivo. Aí vem outra indagação. Ele entraria na disputa pelo seu partido, o PSDB, pelo PMDB ou pelo PSB?



No PSDB, ele tem outro concorrente, que é o governador de São Paulo, José Serra. Quem tiver o controle do partido, é o candidato. A sua outra opção seria disputar o Senado.



Como candidato à presidência da República, Aécio, dificilmente, iria para o PMDB onde existe uma predominância de caciques. Ele teria que entregar primeiro o governo para os peemedebistas para depois pensar na eleição. Fora dos quadros do PSDB, talvez o partido que melhor acolheria Aécio é o PSB. Por este partido, o governador não seria incomodado.



Mas por enquanto, são apenas conjecturas. As eleições municipais de outubro servirão de espelho para mostrar um quadro político-eleitoral mais claro sobre 2010. Até lá muita coisa poderá ocorrer, porque a política é muito dinâmica.

Nenhum comentário: