8 de julho de 2008

Lula não sobe no palanque de Lacerda

Com vários candidatos de sua base disputando a prefeitura de Belo Horizonte, o presidente Lula não vai subir no palanque do candidato Márcio Lacerda, da coligação PT-PSB, que terá o apoio do governador Aécio Neves e do prefeito Fernando Pimentel.

Durante a sua última visita a Minas, na cidade de Itajubá, Lula manifestou o desejo de subir no palanque do candidato Márcio Lacerda. Mas ele havia decidido com o vice-presidente José Alencar que não participaria da campanha nas capitais onde houvesse mais de um candidato de sua base disputando a eleição.

Não há nenhuma surpresa nisso. Já haviamos dito neste mesmo espaço que Lula não subiriria no palanque de Márcio Lacerda, tendo em vista que em Belo Horiozonte três partidos de sua base lançaram candidatos à sucessão de Pimentel: Jô Moraes, pelo PC do B, Leonardo Quintão, pelo PMDB, e Sérgio Miranda, pelo PDT.

Jô Moraes, que se apresenta como candidata capaz de polarizar com Márcio Lacerda, tem se comportado com muita lealdade em relação ao governo Lula. Foi de muita fidelidade com o presidente ao votar com o governo no caso do novo imposto que irá substituir a CPMF.

O PMDB tem sido muito importante para o governo no Congresso Nacional. Como então se comportaria o presidente Lula no processo sucessório em Belo Horizonte? Ninguém tem dúvida: Lula vai ficar em cima do muro.

Nenhum comentário: