30 de julho de 2008

O confronto é pelo governo de Minas

É do temperamento do ministro Patrus Ananias à conciliação. Não é, portanto, um político brigão. Como prefeito de Belo Horizonte e na condição de ministro, Patrus sempre se portou como uma pessoa extremamente educada e defensora permanente do diálogo para a solução dos problemas brasileiros.

Mas agora mudou um pouco a sua postura. Já está acusando o prefeito Fernando Pimentel de ser o responsável pelo racha no PT de Belo Horizonte por causa da indicação do empresário Márcio Lacerda como candidato à prefeitura de BH, com o apoio de Pimentel e do governador Aécio Neves.

Na realidade, o que está em jogo é a disputa pelo governo de Minas em 2010, já que Pimentel e Patrus são postulantes à sucessão do governador Aécio Neves. É natural, portanto, que os dois entrem desde já na disputa.

Resta saber quem terá a legenda do PT para disputar o governo de Minas em 2010. Pimentel, com a indicação de Márcio Lacerda, mostrou que tem maioria no diretório municipal do partido em Belo Horizonte. O interior é uma incognita.

O ministro Patrus Ananias, por sua vez, é uma força viva dentro do PT, além de contar com o apoio de outro ministro mineiro, Luis Dulci. A sua maior força parece estar concentrada no interior pelo fato de já ter disputado uma eleição majoritária de senador. Será uma briga de dois gigantes: Pimentel e Patrus.

Nenhum comentário: