1 de agosto de 2008

Lula transfere votos para os seus aliados?

O presidente Lula transfere votos para os seus aliados nas eleições municipais de outubro? Essa é a indagação que se faz, tendo em vista que muitos candidatos gostariam que o presidente subisse em seus palanques eleitorais.



Mas Lula já decidiu que nas cidades onde há mais de um candidato de sua base de sustentação política, ele, Lula, ficará distante dos palanques eleitorais. Em outras palavras: ficará em cima do muro. É o caso de Belo Horizonte, embora Lula tenha anunciado o seu apoio ao candidato Márcio Lacerda, da coligação PT-PSB.


Agora, transferir voto é matéria polêmica, principalmente em se tratando de eleição municipal onde predomina sempre o debate em torno da realidade local. Pode ser um posto de saúde que não existe, ou a reforma de um grupo escolar, a falta de segurança e outras coisas mais. É isso que interessa diretamente a comunidade local.



A transferência de voto, no caso do presidente Lula, só ocorreria se a eleição fosse nacionalizada. É possível que em algumas capitais isso possa ocorrer, principalmente naquelas em que o presidente Lula tem interesse na vitoria de determinado candidato de sua base. É o caso de São Paulo, pela sua importância política e econômica.

Nenhum comentário: