28 de agosto de 2008

O novo salário mínimo

No orçamento encaminhado ao Congresso Nacional, o governo estabeleceu o novo salário mínimo para 2009. Vai pular de CR$ 415,00 para CR$ 464,62, o que representa um aumento aproximado de 12%.

O novo mínimo, que ainda pode sofrer alterações no Legislativo, é muito para quem paga e pouco para quem recebe. Essa é uma constatação que o próprio governo tem conhecimento.

Já se sabe que a maioria dos munícípios brasileiros não tem condições financeiras de cumprir o novo salário mínimo. Muitos deles vão para o sacríficio, deixando até mesmo de pagar o décimo terceiro salário.

Esse problema só será resolvido com uma reforma tributária justa e que implique também na redução da carga tributária. Só que ninguém, principalmente o governo federal, não abre mão de receita.

Com esse centralismo tributário do governo federal, fica difícil para os Estados e municípios resolverem os seus problemas financeiros. O novo mínimo é mais um encargo para o empresariado e para os Estados e municípios e pouco para o trabalhador.

Nenhum comentário: