20 de agosto de 2008

Eleições inviabilizam reformas agora

O presidente Lula reuniu com a sua assessoria para discutir dois assuntos relevantes: as reformas tributária e a política. Só que o momento é inoportuno para discutir tais matérias por ser um ano eleitoral.



No caso da reforma tributária, o presidente quer a sua aprovação ainda este ano. Só se for um remendo de reforma. Um projeto mais amplo não será aprovado por falta de consenso partidário.

l

Os parlamentares estão mais preocupados é com as eleições de seus cabos eleitorais, ou seja, prefeitos e vereadores. É uma questão de sobrevivência política. É natural, portanto, que o Congresso Nacional e demais casas legislativa estejam enfrentando o problema da falta de quorum para as suas reuniões deliberativas.



Em relação à reforma política, a sua aprovação ainda é mais problemática por falta de consenso. O então presidente Fernando Henrique Cardoso, no seu primeiro mandato, chegou a priorizar a reforma politica. Mas ficou só no discurso.



O presidente Lula, no seu primeiro mandato, também falou em priorizá-la.TMas não tomou nenhuma iniciativa no sentido de concretizá-la. Não será agora em época de eleição que ela será aprovada. Talvez nem seja discutida em 2009, porque todo mundo estará envolvido com as eleições de 2010.

Nenhum comentário: